As mudanças de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) configuram um processo comum no Brasil.
Para que a alteração seja realizada, contudo, é indispensável que o condutor esteja com o documento em situação regular.
Além disso, é válido ressaltar que o indivíduo que pretende mudar a categoria de sua CNH não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses, bem como ter sido reincidente em uma infração média no mesmo período de tempo.
Como solicitar mudanças de categoria da carteira de motorista?
Os aspectos citados acima devem ser atendidos pelo condutor que deseja alterar a categoria de sua CNH.
Contudo, é importante que o indivíduo saiba que, além dos critérios mencionados, cada categoria apresenta exigências específicas.
Para obter o direito de dirigir tratores, máquinas agrícolas e veículos com cargas com mais de 3,5 toneladas, o que configura a categoria C, por exemplo, é necessário estar habilitado na categoria B há mais de um ano.
De maneira geral, para realizar a mudança de categoria na carteira de motorista, é preciso preencher um cadastro no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e agendar uma data e um horário para comparecer a uma unidade do departamento com alguns documentos pessoais, como a CNH e um comprovante de residência.
Na sequência, o condutor precisa realizar os exames médicos necessários, além das aulas teóricas e práticas.
Para isso, é imprescindível que o indivíduo conte com um CFC (Centro de Formação de Condutores) de confiança, como a Auto Escola Expressão, situada no Guarujá.
Entre em contato e saiba mais!